Conhecendo a Extensão do CENABIO

O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO/UFRJ) cumpre a premissa de indissolubilidade da tríade pesquisa, ensino e extensão mediante a disponibilidade de um suporte tecnológico único para a execução das atividades de Extensão universitária. Com estes princípios, nossos projetos foram desenvolvidos com o propósito de divulgação e popularização da Ciência e sua integração com a Arte e a Sustentabilidade. São eles: “Integração do Ensino Médio da Região Serrana de Nova Friburgo com a Universidade”; “Conhecendo o CENABIO/UFRJ – Ciência, Arte & Educação”; “Expedição Ciência”; “Pint of Milk; “Universidade Viva Inkiri na UFRJ”; “INTEGRE_SI”; “Levando ciência para as redes sociais — Divulgação científica sobre genômica e doenças cardiovasculares” e “Ciência, Arte e Cultura no CENABIO/UFRJ – Café com Ciência” que durante a pandemia foi adaptado para o modo virtual como o “Cyber Café Científico”.

A interseção desses projetos é a promoção de espaços de educação não formal ao grande público, que complementam a educação formal dentro e fora da universidade. Além disso, as ações realizadas baseiam-se na interdisciplinaridade, interação dialógica, construção do conhecimento coletivo, as quais cumprem o seu papel socioeducativo, atuando como uma ferramenta potencializadora na transformação social dos cidadãos. “O conhecimento científico é parte integrante da cidadania plena e do processo de inclusão social, uma vez que possibilita ao indivíduo ter acesso às informações mínimas imprescindíveis a uma cidadania ativa e transformadora.” (Caldas, 2010)

O CENABIO/UFRJ encontra-se sempre aberto a visitações de escolas, grupos ou pessoas de dentro ou fora da universidade, que desejem saber mais sobre seu funcionamento, equipe e equipamentos.