Cooperações

O CENABIO/UFRJ conta com uma interação marcante com outras instituições, representada pela frequência e número de usuários visitantes nacionais e internacionais que frequentaram o CENABIO/UFRJ nos últimos anos.

O registro deste conjunto, nos últimos 2 anos alcança 451 usuários nacionais e 18 instituições usuárias internacionais. Os números, espelham colaborações nacionais e internacionais de proporções ainda maiores, uma vez que se trata de grupos de pesquisa independentes que contam com mais de um usuário (pesquisadores associados dentro do mesmo grupo e estudantes em diversas etapas de formação).

Projetos em Cooperação

O CENABIO está na rede “LATIN”

Projeto de cooperação para o desenvolvimento da rede “Latin America Bioimaging” (LABI) obtém financiamento da Chan Zuckerberg Initiative.

Uma equipe de cientistas composta por Andrés Kamaid (Instituto Pasteur de Montevidéu, Uruguai), Lía Pietrasanta (Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Universidade de Buenos Aires, Argentina) e Kildare Miranda (Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), liderou o projeto intitulado: “Building a Collaborative Network to Advance Bioimaging in Latin America”, que receberá da entidade filantrópica Chan-Zuckerberg Initiative (CZI) um financiamento por três anos.

O projeto é parte do programa “Expanding Global Access to Bioimaging” da CZI destinado a financiar propostas que permitam ampliar as capacidades das técnicas avançadas de bioimagem, que são utilizadas para obter e analisar moléculas, células, tecidos e organismos inteiros.O projeto tem como objetivo desenvolver e consolidar a rede latino-americana de bioimagem – Latin American Bioimaging, que tem como objetivo construir uma comunidade sobre a temática e capacitar as nações envolvidas através da cooperação internacional, fortalecendo assim a investigação biomédica na região.

A rede proporcionará uma plataforma para que cientistas de toda região interajam, compartilhem experiências e colaborem. O financiamento permitirá desenvolver uma base de dados centralizada dos recursos existentes na América Latina, apoiar viagens de capacitação, visitas de pesquisa a centros com tecnologias especializadas e a organização de cursos regionais. A LABI trabalhará em associação com organizações nacionais, regionais e internacionais para fortalecer estes esforços e buscar um impacto duradouro na América Latina e no Caribe.

Sobre a “Chan-Zuckerberg Initiative”

É uma entidade filantrópica criada em 2015 para ajudar a resolver alguns dos desafios mais complexos da sociedade, desde a erradicação de doenças e melhoria da educação até as necessidades de nossas comunidades locais. Sua missão é construir um futuro mais inclusivo, justo e saudável para todos. Para obter mais informações, visite o site www.chanzuckerberg.com.