Eventos Notícias do CENABIO

Exposição de Imagens – Cátedra Fernando de Sousa Barros

Imagens dos Mundos Reais e Imaginários

Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Acaontecerá no CENABIO a exposição de imagens das Conferências da Cátedra Fernando de Sousa Barros de Imagens dos Mundos Reais e Imaginários do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE/UFRJ), coordenada pelo professor Adalberto Vieyra, que aconteceram entre junho de 2021 e dezembro de 2022 na sede do CBAE, Av Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro. A exposição foi organizada pelos professores Claudia Mermelstein e Manoel Luis Costa e com o apoio da diretora do CBAE,  professora Ana Célia Castro.

O objetivo da Cátedra foi utilizar imagens como ponto de convergência de vários saberes, particularmente na área de atuação do CENABIO (Centro Nacional de Biologia Estrutural da UFRJ), mas também nas ciências humanas e sociais. Durante a série de conferências da Cátedra apareceram imagens marcantes, dentre as quais selecionamos algumas para deixar registrado esse panorama, seja pela relevância do seu conteúdo, seja por sua beleza. Na exposição aparecem células, grãos de pólen, cérebros, pessoas, animais e plantas, batimento cardíaco e representações de equações matemáticas, imageados por várias metodologias, desde microscópios eletrônicos até por pincéis e computadores. Uma das conclusões da Cátedra foi a demonstração do poder de comunicação das imagens, certamente em parte devido a seu apelo estético. Compartilhamos com o público nosso prazer com essas imagens, que contribuem para a superação de barreiras entre as áreas do conhecimento.

A abertura da exposição acontecerá no dia 27 de junho (terça-feira) às 11 horas na entrada do CENABIO, no hall do bloco M do CCS/UFRJ.